sábado, 30 de setembro de 2017

Estação Ecológica de Angatuba realiza curso de introdução à observação de aves

Estação Ecológica de Angatuba realiza curso de introdução à observação de aves

Durante durante a atividade de campo foram registradas aproximadamente 60 espécies de aves, como alma-de-gato, surucuá-variado , tucanuçu, japu, miudinho, juruviara, gralha-picaça, fim-fim e anu-branco

Nos dias 29 e 30 de setembro a Estação Ecológica de Angatuba realizou curso de introdução à observação de aves.
O objetivo foi familiarizar os participantes com a identificação de aves em campo, discutir a observação contemplativa e desenvolver a “Ciência Cidadã” (contribuição de leigos com dados obtidos a partir da observação das aves, o que aumenta o conhecimento sobre as espécies). Tendo como premissa “Conhecer para Preservar”, o curso difundiu conhecimento científico, aliando pesquisa e educação ambiental. O evento também possibilitou a divulgação da Estação Ecológica de Angatuba e sua biodiversidade, com ênfase na avifauna local.
Além do conhecimento adquirido, os participantes estão organizando uma apostila sobre as aves observadas durante o curso para disponibilizar online.
Durante durante a atividade de campo realizada na trilha do Mirante foram registradas aproximadamente 60 espécies de aves, como alma-de-gato (Piaya cayana), surucuá-variado (Trogon surrucura), tucanuçu (Ramphastos toco), japu (Psarocolius decumanus), miudinho (Myiornis auriculares), juruviara (Vireo chivi), gralha-picaça (Cyanocorax chrysops), fim-fim (Euphonia chlorotica) e anu-branco (Guira guira).
O curso foi ministrado pelo pesquisador científico do Instituto Florestal (IF) Alexsander Zamorano Antunes e atendeu diversos segmentos da sociedade nos municípios de Angatuba e Guareí: estudantes de ensino médio e universitários, professores, participantes de ONGS e outros entusiastas da observação de aves.



Fotos: Acervo Estação Ecológica de Angatuba
Mais informações: Bárbara H. S. Prado – Estação Ecológica de Angatuba – Tel.: (15) 3271-3866

0 comentários:

Postar um comentário